Endometriose, o que é?
- Murilo Andrade
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Aprenda sobre essa doença benigna, mas responsável por piora da qualidade de vida em 10-15% das mulheres em idade reprodutiva.
A endometriose é uma doença crônica inflamatória provocada por células do endométrio
(tecido que reveste o útero). Essas células que deveriam ser expelidas durante a menstruação, por algum motivo se movimentam no sentido oposto e se instalam em outros tecidos, como nos ovários ou na cavidade abdominal. O tecido da endometriose se comporta como o endométrio no útero, ele fica mais espesso, se quebra e sangra a cada ciclo menstrual. Trata-se de patologia que acarreta em redução da qualidade de vida em mulheres jovens e na maioria das vezes o diagnóstico é moroso.

Leia este guia onde encontrará informações concisas sobre o assunto e tire suas dúvidas com um especialista.
O que é endometriose? Quais os sintomas?
Endometriose é uma doença inflamatória c rônica que afeta cerca de 10-15% de todas as mulheres em idade reprodutiva e é responsável por cerca de 70% de todos os casos de dor pélvica.
Ocorre devido à existência de tecido semelhante ao endométrio fora do útero. Endométrio é a camada do útero que se modifica de acordo com as variações hormonais no ciclo menstrual que culmina com a menstruação. Pode acometer os ovários, as tubas uterinas, o tecido que reveste os órgãos pélvicos e até mesmo órgãos fora da pelve.

O sintoma inicial e o mais comum da endometriose é a dor pélvica, normalmente associada ao ciclo menstrual. Mas, outros sinais e sintomas podem ser frequentes, como dor nas relações sexuais, ao urinar e evacuar, sangramento excessivo, fadiga, diarreia e náuseas. Complicações possíveis são a infertilidade, a formação aderências, o sangramento excessivo e a obstrução intestinal.
Como é feito o diagnóstico de endometriose?
A demora para o diagnóstico resulta em sofrimento e redução na qualidade de vida. Em mulheres de 18-45 anos, o tempo médio para o diagnóstico chega a próximo de 7 anos. Isso ocorre devido à demora da mulher em procurar atendimento especializado.
A maioria das mulheres tem início dos sintomas durante a adolescência, assim, o atendimento especializado precoce, permite o diagnóstico e tratamento adequados, reduzindo a chance de progressão da doença.
O diagnóstico envolve suspeita e avaliação clínica com realização de exames específicos como ultrassom com preparo intestinal, ressonância magnética e em alguns casos a laparoscopia exploratória.
Como tratar a endometriose?
Por estar associado a fatores hormonais, a endometriose regride espontaneamente com a menopausa. Mulheres mais jovens podem se beneficiar com o uso de medicamentos específicos e em casos de lesões mais significativas, a remoção cirúrgica das lesões passa a ser recomendada.
O tratamento cirúrgico é, preferencialmente, realizado por via laparoscópica (popularmente chamado de cirurgia à laser), na qual são usados pequenas incisões para realizar a cirurgia.

A ausência de acompanhamento e tratamento pode provocar evolução da doença, das lesões e ocasionar inúmeras complicações, como ruptura das lesões, sangramento ou obstrução intestinal, etc.
Endometriose tem tratamento! Converse com o seu médico e saiba o melhor caminho para o seu caso.
#cirurgiaoncologica #oncologia #rastreio #prevenção #DrMuriloAndrade #sbco #teixeiradefreitas #cancer #CirurgiaoGeral #medico #medicina #Cirurgiao #endometriose #laparoscopia #laparoscopiaavançada



Comentários